Qual a diferença entre escova alisadora e a chapinha?

Em casa, é sempre difícil manter o cabelo liso. Por isso, ter a melhor escova alisadora ou chapinha pode ser a solução.

O cabelo pode ser tratado para ficar melhor com esses aparelhos, como resultado, seu cabelo ficará mais suave, mais brilhante e mais leve em volume.

Existem, no entanto, inúmeras variantes para escolher, cada uma com suas próprias características distintas.

Por isso, montamos um guia completo para ajudá-la a entender a diferença entre escova alisadora e a chapinha.

Vantagens do alisamento de cabelo

1. Conveniência

O cabelo alisado é extremamente conveniente, pois está sempre pronto e perfeitamente alinhado. Em outras palavras, eles não exigem muita modelagem e estilo regularmente. Essa química é ideal para pessoas que têm uma agenda agitada, estão sempre em movimento ou precisam sair de casa com o cabelo molhado.

2. O volume

O alisamento é uma opção para quem tem cabelos grossos e volumosos que não estão satisfeitos com os resultados tradicionais.

Ao passo que os fios que passaram por esse procedimento são não são afetados de forma radical.

Bem como os cachos podem ser preservados com alguns produtos, mas ficam mais abertos e menos volumosos como resultado.

3. Frizz não é mais um problema

O frizz é praticamente eliminado do cabelo após o alisamento.

Então, para aquelas pessoas que não conseguem encontrar uma solução para esse problema, fazer uso de uma escova alisadora ou chapinha pode ser a solução.

Desvantagens do alisamento de cabelo

1. Emaranhados de fios e quebras

O alisamento danifica os fios, o que é inegável.

As pessoas que alisam o cabelo devem estar cientes de que ele pode ficar mais sensível, resultando em quebra, diminuição da vitalidade, movimento e brilho.

Por isso, alise o cabelo apenas se estiver saudável para que o processo de alisamento seja o que você espera.

Além disso, após o procedimento, é fundamental que você saiba a importância dos tratamentos capilares regulares para reverter possíveis danos.

Assim, quando o assunto é saúde da fibra capilar, a linha existe uma série de produtos desenvolvidos especificamente para esse fim que ajudam a regenerar a queratina.

2. Problemas de compatibilidade química

Quando o assunto é alisar o cabelo, existem algumas reações químicas que não combinam bem com outras, como coloração, mechas ou descoloração.

Um problema químico pode ocorrer se ambos desses processos que citarmos forem feitos no mesmo cabelo.

Por isso, se você quiser mudar a cor do cabelo natural, deve ter um cuidado redobrado na hora de alisar o cabelo por meio de uma escova alisadora ou chapinha.

Para quem tem cabelos coloridos e está pensando em alisá-los, o mesmo vale.

3. É difícil voltar ao passado

Uma vez que o cabelo é alisado, a estrutura do cabelo é alterada e se tornar difícil voltar ao passado.

Assim, após uma longa espera o período de crescimento do cabelo, o efeito liso pode ser alcançado em todo o cabelo.

Como o alisamento pode ser demorado e trabalhoso para você, por isso só recomende esse procedimento se você tiver certeza de que deseja realizá-lo e não quer voltar tão logo para o estado anterior a esse tratamento.

O que é escova alisadora?

Para simplificar as coisas, uma escova alisadora pode ser pensada como uma chapinha em forma de escova.

A raiz do cabelo é protegida do superaquecimento pelo revestimento de cerdas de plástico não aquecido da escova alisadora.

Para evitar danos ao couro cabeludo, as cerdas da escova possuem uma bola de borracha vermelha na ponta de cada uma.

Aliás, para tornar as coisas ainda mais fáceis, o cabo de alimentação pode ser girado.

Como funciona a escova alisadora?

A princípio alisar o cabelo com uma escova alisadora é uma forma rápida e fácil de manter o seu penteado por mais tempo. A suavidade dura, mas o produto final é um pouco rígido e estático.

É possível também que o uso da escova alisadora em conjunto com uma escova modeladora produza resultados ainda mais bonitos para ocasiões especiais, mas o efeito da escova é interessante, mas não tão suave quanto uma chapinha, então não espere que ela deixe seu cabelo liso totalmente.

O que é chapinha?

A chapinha, também conhecido como “chapa de ferro”, “piastra” ou ” prancha de modelar”, é uma ferramenta para alisar o cabelo aplicando calor alto nos folículos.

De um modo geral, existem dois tipos de chapinhas: chapinhas alisadoras e as que produzem cachos.

As chapinhas também podem ser comparadas aos ferros de passar roupas, que eram usados ​​para secar e alisar o cabelo no passado.

Mas, os ferros de passar roupas não foram projetados especificamente para alisar o cabelo, como as chapinhas.

Como funciona chapinha?

O raio de curvatura do fio deve ser aumentado se você quiser que o cabelo fique mais liso. O alisamento pode ser realizado de duas maneiras: termicamente ou quimicamente.

As chavinhas e escolas são um bom exemplo do primeiro método. A quebra das estruturas de α-hélices no córtex é possível devido ao calor fornecido (energia térmica).

Ao passo que a queratina desnaturada é chamada de folha-β-pregueada e sofre uma transformação nesta nova forma.

Bem como as proteínas do cabelo tornam-se mais móveis e fluidas, além deixarem o cabelo liso. Enfim, todo esse processo ganha o nome de transição α→β-queratina.

Inclusive, as ligações e proteínas originais nessa situação são restauradas à medida que a umidade aumenta, ou seja, o alisamento é um processo reversível.

Diferença entre a escova alisadora e a chapinha

Embora haja o mesmo material na base para transmitir calor aos fios, a escova alisadora produz resultados drasticamente diferentes da chapinha.

A escova alisadora cria um efeito mais natural, removendo ondulações, frizz e marcas de amarradores, além de reduzir o volume. Sua principal vantagem sobre a chapinha é que é mais prática, ágil no processo e, especialmente, proporciona maior proteção do fio.

Como o fio tem um contato muito mais direto com as duas bases de calor do equipamento, a chapinha dá a qualquer tipo de cabelo um aspecto liso e chapado.

Além de cabelos mais lisos, a chapinha também pode ser usada para modelar cachos para um visual semelhante ao de um babyliss.

As escovas de alisamento são normalmente recomendadas pelos cabeleireiros para cabelos mais finos e sensíveis ou cabelos com menos ondulações definidas. Enquanto as chapinhas são recomendadas para alisar os fios mais grossos e encaracolados.

Por fim, se você gostou deste artigo sobre “Qual a diferença entre escova alisadora e a chapinha?” e o achou útil, compartilhe-o com seus amigos!

Leave a Reply

Your email address will not be published.